Origem do Centro de Documentação e Memória

Apresentação do Centro de Documentação e Memória (CEDOM)

 

Departamento presente no Campus Centro responsável pela memória e catalogação do legado da autarquia. O campus citado é pioneiro na instituição e data do século XIX (fundado no ano de 1837), um marco na educação nacional e participante do desenvolvimento científico, tecnológico, artístico e cultural do Brasil nos séculos seguintes:

ØComissão de Memória Histórica – criada pela Portaria Nº 600, de 01/10/1990, na gestão do Professor Antônio José Chediak.

ØComissão atual foi designada pela Portaria Nº 2.047, de 14 /11/2013.

 

ØSetores existentes na Instituição, criados em diferentes épocas:

  • Biblioteca Histórica – criada em 1838;
  • Museu Histórico – criado em 1979;
  • Centro de Estudos Linguísticos e Biblioteca Antenor de Veras Nascentes – criado em 1990;
  • Núcleo de Documentação e Memória – criado em 1995; e
  • Laboratório de Digitalização do Acervo Histórico – criado em 2006.

Principais trabalhos realizados pela atual Comissão de Memória Histórica :

Øestruturação do Centro de Documentação e Memória, culminando com sua criação pela Portaria Nº 4231, de 4/8/2014 – vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura;

Ødiscussão e elaboração de artigos referentes ao Centro de Documentação e Memória, a serem inseridos no Regimento Geral do Colégio Pedro II ;

Øplanejamento da elaboração do livro institucional referente aos 180 anos da instituição;

Øplanejamento e organização dos eventos NUDOM – 20 anos e I Seminário do Centro de Documentação e Memória, em 2015.

O CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DO COLÉGIO PEDRO II, coordenado pela Professora Vera Maria Ferreira Rodrigues, é composto pelos seguintes setores:

  • Biblioteca Histórica 
  • Núcleo de Documentação e Memória – coordenado pela Professora Titular Beatriz Boclin Marques dos Santos e integrado pelo Professor Paulo Sérgio de Almeida Seabra, pelas Bibliotecárias Elizabeth Monteiro da Silva e Tatyana Marques de Macedo Cardoso e pelo Auxiliar de Biblioteca Douglas Felipe de Andrade ;
  • Museu Histórico e Laboratório de Digitalização do Acervo Histórico – ambos coordenados pelo Museólogo Afonso Bensabat Pinto Vieira e integrados pela Bibliotecária Priscila de Assunção Barreto Côrbo e pela Assistente de Administração Flavia Regina de Mello Pereira Pinto; e
  • Centro de Estudos Linguísticos e Biblioteca Antenor de Veras Nascentes – coordenado pela Bibliotecária Ana Maria Silva de Oliveira e integrado pela Assistente de Administração Maria Alice Lins Pereira.

Os objetivos do Centro de Documentação e Memória do Colégio Pedro II são:

Øresgatar, organizar e divulgar o acervo manuscrito, iconográfico, bibliográfico e documental da história e memória do Colégio Pedro II;

Øpreservar e tratar seu patrimônio histórico cultural;

Øconservar e divulgar a história e a memória da instituição por meio de fotos, documentos e objetos que compõem seu valioso acervo;

Ødigitalizar acervos do Núcleo de Documentação e Memória; da Biblioteca Histórica; do Museu Histórico; do Centro de Estudos Linguísticos e Biblioteca Antenor de Veras Nascentes e de Coleções Especiais;

Øimplementar uma Política de Preservação Digital que estabeleça diretrizes para a preservação de documentos digitais e para a formação da Memória Digital do Colégio Pedro II;

Øestimular, orientar e apoiar o trabalho de pesquisa de Graduação e Pós-Graduação;

Øsupervisionar atividades de Educação Patrimonial e de Iniciação Científica;

Øapoiar pesquisas acadêmicas que visem à divulgação do patrimônio histórico cultural.

BIBLIOTECA HISTÓRICA

ØA biblioteca do Imperial Colégio de Pedro II, atual Biblioteca Histórica, é referida desde a fundação da Instituição em capítulo do Regulamento nº 8 de 31/1/1838 que contém os
estatutos para o Colégio:

Art. 146. Haverá no Colégio uma biblioteca composta de livros escolhidos pelo reitor, com a
aprovação do Ministro do Império.

Composta pelo:

ØAcervo Antigo, constituído por obras raras e/ou preciosas, que refletem a influência humanística na formação do corpo docente e discente do Colégio, desde a sua fundação.

ØColeções Especiais, constituídas por acervos pessoais doados ao Colégio Pedro II por professores e alunos eminentes.

Acervo Antigo

ØAbrange obras de assuntos gerais, nos diversos ramos do conhecimento, grande parte em francês. Reúne livros e periódicos do século XVI ao início do século XX, perfazendo um total aproximado de 20.000 volumes. Incluem-se aí textos que fundamentam a educação no Brasil desde o século XIX.

Biblioteca Professor Cândido Jucá Filho

ØComposta pelo acervo particular do linguista, filólogo, diretor do Externato no ano de 1961 e professor catedrático do Colégio Pedro II, com cerca de 4.000 volumes, doados à Instituição em 2 de dezembro de 1992.

ØAlém de obras de assuntos gerais, é formada, basicamente, por publicações especializadas em filologia. Possui valiosas primeiras edições de clássicos da literatura brasileira e grande número de obras de e sobre José de Alencar, alvo de estudos do professor Cândido Jucá. Destaca-se, também, o acervo de literatura portuguesa, especialmente a coleção Camiliana, e obras de referência. É composta, ainda, de arquivos pessoais, fichas de pesquisa filológica, manuscritos e publicações de sua autoria.

Biblioteca Professor Haroldo Lisboa da Cunha

Ø Doada ao Colégio no final da década de 90.

Ø Constituída pelo acervo particular do professor catedrático de Matemática do Colégio Pedro II e diretor do Externato no ano de 1967.

ØComposta, basicamente, por livros de Ciências Exatas, especialmente Matemática, e assuntos afins.

ØTem no total 1.060 títulos e, aproximadamente, 1.500 volumes.

Biblioteca Professor Roberto Bandeira Accioli

ØIncorporada às Coleções Especiais da Biblioteca Histórica no ano 2000.

Ø Constituída pelo acervo particular do professor catedrático de História e diretor do Externato no período de 1961 a 1964.

Ø Composta, basicamente, por livros de História, em especial sobre Antiguidade Clássica, grande parte em francês, legislação de ensino e assuntos afins, com um total aproximado de 5.000 volumes.

Biblioteca Hélio Thys

Ø Coleção doada ao Colégio em 2002.

ØReflete a formação humanística e eclética deste jornalista, Aluno Eminente do Colégio Pedro II, através de um acervo bastante diversificado.

ØDestacam-se obras na área de Comunicação.

Ø Reúne toda sua obra literária, inclusive textos inéditos, e sua produção para jornais, revistas, rádio e televisão.

Ø Possui um total aproximado de 4.000 volumes.

NUDOM – Núcleo de Documentação e Memória

ØConstitui-se como um guardião da memória coletiva petrossecundense, tanto pelos documentos únicos referentes à história do Colégio, como pelas memórias de seus antigos alunos e professores, registradas em livros, depoimentos escritos e orais e imagens que retratam as marcas muito características dessa formação educacional.

ØTem como objetivo principal preservar as fontes documentais e a memória do Colégio, abrangendo também o compromisso com a produção de pesquisas, utilizando-se do precioso acervo de obras únicas, fundamental para os pesquisadores da História da Educação no Brasil.

ØSeu Acervo é formado por um conjunto documental
de aproximadamente 18.400 itens, visitado por pesquisadores de todo o Brasil e do exterior.

ETAPAS DO TRABALHO DESENVOLVIDO PELO NUDOM

1. Preservação e tratamento do acervo documental e histórico: Aquisição, Seleção, Classificação, Catalogação e Registro.

1.1 Atas da Congregação;

1.2 Anuários;

1.3 Compêndios (Livros Didáticos);

1.4 Decretos / Leis;

1.5 Livros de Exames;

1.6 Livros de Concursos para a Cátedra;

1.7 Livros de Matrículas;

1.8 Livros de Ocorrências Disciplinares;

1.9 Livros de Registros;

1.10 Memória Histórica (Obras de professores e ex-alunos; Obras de referência que tenham o Colégio Pedro II como objeto de pesquisa);

1.11 Periódicos: Internato / Símbolo / Studia (Registro acadêmico de professores e alunos);

1.12 Planos de Estudo e Programas de Ensino, Relatórios e Regulamentos;

1.13 Teses de Concursos (Concursos públicos de professores catedráticos e substitutos desde o século XIX e produção acadêmica atual de professores, funcionários e ex-alunos).

1.14 Restauração básica de fotos e documentos.

2. Organização de instrumentos de pesquisa e recuperação da informação

ØCatálogo de Teses e Dissertações do Colégio Pedro II – publicação em parceria com a NESTLÉ.

3. Produção de textos e participação em Congressos, Seminários e Eventos para divulgação do Acervo e da História-Memória do Colégio Pedro II

Museu Histórico

ØO Museu Histórico do Colégio Pedro II é responsável por conservar e divulgar a História e a Memória da Instituição por meio de fotos, documentos e objetos que compõem seu valioso acervo.

Laboratório de Digitalização do Acervo Histórico (LADAH)

ØO Laboratório de Digitalização do Acervo Histórico do Colégio Pedro II (LADAH) foi criado pela Portaria nº 1.090 de 21 de novembro de 2006.

ØO LADAH realiza a digitalização de diversos tipos de documentos históricos, tais como fotos, mapas, certidões, cartas, jornais e livros que compõem o acervo dos setores do Centro de Documentação e Memória (CEDOM), assim como fotografa e cataloga o acervo do Museu Histórico.

CENTRO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E BIBLIOTECA ANTENOR DE VERAS NASCENTES

ØAntenor Nascentes nasceu em 17 de junho de 1886 e faleceu a 06 de setembro de 1972, descendente de escravos. Foi aluno do Colégio Pedro II, da turma de 1902.

ØProfessor catedrático de Português e de Espanhol.

ØSua produção bibliográfica teve início na primeira década do século XX, intensificada ao longo do período de 1906 a 1971 com um crescimento exponencial.

ØAcervo composto aproximadamente de 17.000 itens entre livros, artigos e periódicos, postais raros, traduções, correspondências ativas e passivas, resultados de seminários, simpósios, encontros, etc.

ØPublicações que foram destaques: O Linguajar Carioca, Estudo da Fraseologia Brasileira, Efemérides Cariocas, Bases para Elaboração do Atlas Linguístico do Brasil, Dicionários.

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress