Matematletas de Ouro do Campus Centro Vão à China

Publicado em

Logomarca do WMTC 2019
Logomarca do WMTC 2019

Após muitos esforços e êxitos alcançados em olimpíadas de Matemática neste ano, 9 alunos da equipe de matematletas do Campus Centro representarão a instituição e o Brasil na 10th World Mathematics Team Championship (WMTC) na cidade de Pequim, China, neste mês, durante o período de  21 a 25 de novembro.

A WMTC é uma olimpíada internacional de Matemática realizada desde o ano de 2009 e nesta edição tem a organização e patrocínio da filial estadunidense da WMTC e da Korean Gifted Students Evaluation Association (KGSEA). As equipes representam um país, uma cidade, região ou uma instituição educacional. O certame é dividido em três níveis: Nível Júnior (para nascidos em ou após em 2007), Nível Intermediário (para participantes nascidos em ou após 2004) e Nível Avançado (para participantes que não são formados no ensino médio e que nasceram em ou após 2001).

A delegação do Campus Centro será composta por dois times: Team A e Team C. O Team A será composto por alunos com idade menor de 15 anos e o Team C com alunos com idade superior a 15 anos (sendo 3 estudantes do Campus Centro e 3 do Campus São Cristóvão III). Os líderes das equipes A e C serão, respectivamente, o Prof. Ivail Muniz Junior (Departamento de Matemática) e Prof.ª Marissol Rodrigues Mendonça da Fonseca (Departamento de Inglês).

Os discentes selecionados são Adrieny Monteiro dos Santos Teixeira (turma 901/Team C), Ana Catarina Ribeiro dos Santos (turma 805/Team A), Ana Júlia Victal Carvalho dos Reis (turma 905/Team A), Arthur Rampazio Siqueira (turma 803/Team A), Gabriela Maia Marazzo da Silva (turma 1303/Team C), João Victor Diniz de Andrade (turma 803/Team A), Isabel dos Santos Fernandes (turma 905/Team C), Luiz Carlos Machado Ferreira (Team A/turma 903) e Samuel Fraga dos Santos Soares (turma 801/Team A).

Adrieny Monteiro, Samuel Fraga, Isabel dos Santos, Prof.ª Marissol Rodrigues (primeira fileira, da esquerda para direita); Arthur Rampazio, Ana Júlia Victal e Ana Catarina Ribeiro (segunda fileira, da esquerda para direita); Prof. Ivail Muniz, Luiz Carlos Machado, João Victor Diniz e Gabriela Maia
Adrieny Monteiro, Samuel Fraga, Isabel dos Santos, Prof.ª Marissol Rodrigues (primeira fileira, da esquerda para direita); Arthur Rampazio, Ana Júlia Victal e Ana Catarina Ribeiro (segunda fileira, da esquerda para direita); Prof. Ivail Muniz, Luiz Carlos Machado, João Victor Diniz e Gabriela Maia

O Prof. Ivail Muniz descreveu os grandes desafios a serem superados pela equipe discente. “Os estudantes, do 8º e 9º anos participarão das provas intermediárias e avançadas, aplicadas em três fases. A primeira fase é individual; a segunda com revezamento e a terceira em equipes. No total, nossos matematletas terão 40 problemas desafiadores, em dificuldade e complexidade, para resolverem em um tempo de aproximadamente 3 horas no total. Desejamos aos estudantes uma experiência magnífica nessa jornada, com muito aprendizado, inovação e intercâmbio cultural”, afirmou.

A Prof.ª Marissol Rodrigues comentou a importância da participação no evento para além da formação acadêmica. “Acredito que essa viagem será de extrema importância não apenas para a formação acadêmica dos alunos, mas também para a formação cidadã. Na China, vivenciaremos uma outra cultura, outra língua, costumes e tradições totalmente diferentes dos nossos… Será uma verdadeira aula de tolerância, empatia e cidadania. Cresceremos todos. Hoje (dia 6 de novembro) fizemos uma aula de preparação linguística para a viagem. Estudamos tanto vocabulário específico de matemática para a WMTC quanto a linguagem necessária para o dia a dia, como por exemplo, diálogos em aeroportos. Também analisamos as características do inglês chinês (Chinglish) para melhorar a compreensão oral dos alunos. Durante a viagem, atuarei como team leader, auxiliando e orientando os alunos e dando apoio linguístico”, comentou.

Prof. Marissol Rodrigues (Departamento de Inglês) e Prof. Ivail Muniz (Departamento de Matemática)
Prof. Marissol Rodrigues (Departamento de Inglês) e Prof. Ivail Muniz (Departamento de Matemática)

A equipe do Campus Centro já havia sido convidada para participar da Asia International Mathematical Olympiad (AIMO 2019), de 4 a 8 de agosto na cidade de Taipei, Taiwan, pelo desempenho alcançado nas categorias Estadual e Nacional, da Olimpíada Internacional Mathématiques Sans Frontières (OIMSF). Contudo, a partir de critérios de disponibilidade de orçamento institucional para viagens e de também possibilitar outros campi participarem do evento, a decisão final sobre os selecionados ficou a cargo da Coordenação-Geral do Departamento de Matemática, ficou decidido a não participação dos matematletas do campus na AIMO 2019.

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress