Campus Centro Realiza I Jornada de Administração do PROEJA

Publicado em

I Jornada de Administração do PROEJA no Salão Nobre do Campus Centro
I Jornada de Administração do PROEJA no Salão Nobre do Campus Centro

O Campus Centro recebeu em seu Salão Nobre no dia 26 de outubro, no período de 9 h às 17 h, a 1ª Jornada de Palestras de Administração. O evento teve como tema “HUMANIZAR & GERIR. Por mais ética, respeito e empatia nas organizações” e é organizado pela Coordenadora Pedagógica, Prof.ª Vivian França, e comissão de discentes do PROEJA do campus.

O evento contou com um sistema de credenciamento inovador com uso de QR Codes de forma a identificar o participante. A ideia partiu da equipe de organização do evento e aplicou novas tendências tecnológicas disponíveis à sociedade.

Segundo informações da organização, cerca de 160 inscritos participaram do da jornada. Entre os inscritos, discentes do PROEJA do campus e de outros campi da instituição, de docentes e, também, de convidados dos responsáveis pelo evento.

A abertura da jornada, após execução do Hino Nacional Brasileiro, foi realizada pela Diretora-Geral do Campus Centro, Andréa Bandeira Ribeiro, e pelo Prof. Walber Carvalho Melo, Chefe do Ensino Técnico do Colégio Pedro II, ressaltando os desafios na construção de uma sociedade mais humanizada que perpassa pela Administração e pela Educação.

A seguir, as palestras de Wagner Siqueira, Conselheiro Federal do Conselho Regional Administração/RJ, e Prof. Augusto Uchôa, Mestre em Administração pelo Instituto Brasileiro de Mercado Capitais (IBMEC), ressaltaram os diversos desafios que compreendem os rumos da Administração na sociedade contemporânea. Respectivamente, os debates de ambos palestrantes tiveram as temáticas “Os desafios do Administrador no século XXI” e “Comunicação com empatia na empresa e na vida”.

Após o almoço, seguiram-se as palestras: “Administração como Ciência, como Prática e como Propulsora da Transformação de Realidades”, com Prof. José Antonio da Silva, Analista em Ciência & Tecnologia / Fundação Casa de Rui Barbosa – FCRB; “O ser humano é a solução: gerenciando complexidade e produtividade na indústria do petróleo”, com Prof. Josué E. Maia França, Doutor em Ciências da Universidade Petrobrás e “Principais rotinas e desafios da área financeira nas empresas”, com Prof. Kleibson Simões – Mestre em Ciências Empresarias pela Universidade Fernando Pessoa (Portugal) e especialista em Finanças e Sócio na Adminart Consultoria.

Ao término do evento, os alunos dos cursos de Assistente Administrativo e Técnico em Administração do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) prepararam uma apresentação musical, coordenada pelo Prof. Carlos Renato da Silva do Departamento de Educação Musical. A organização, após a apresentação dos alunos, sorteou brindes e distribuiu certificados de atividades complementares aos discentes do PROEJA.

O Prof. Walber Carvalho Melo comentou sua percepção sobre o evento do campus e o novo viés pedagógico do PROEJA no Colégio Pedro II. “A percepção que eu tenho, após um ano da reforma curricular e pedagógica do PROEJA é que conseguimos reunir numa mesma equação: consolidação, qualidade, engajamento dos alunos e a permanência estudantil. E o nossos eventos que antes eram mais centralizados em São Cristóvão começam a se estabelecer nos seus respectivos campi. Hoje no Campus Centro presenciamos um evento que busca entender a humanização como uma variável importante na gestão pública e na administração profissional, isto é, na busca de qualidade de vida de toda a sociedade. Os alunos estão de parabéns e está sendo muito importante do Colégio Pedro II no resgate de trajetórias de vida”, afirmou.

A Prof.ª Vivian França comentou sobre os desafios, assuntos tratados e os objetivos do evento. “Importante dizer que a inspiração para o tema gerador foram os nossos alunos, porque uma formação técnica é também uma formação humana. O “Humanizar & Gerir” se entrelaçam e na prática o que importa, o que faz mover as organizações, os agrupamentos sociais, são as pessoas. E partir daí a ideia foi trazer profissionais do mercado que pudessem, cada um com seu know-how e expertise contribuir para o desenvolvimento dos alunos. Cada palestrante trouxe conteúdo de altíssimo nível alinhado ao tema gerador do evento. O planejamento, organização, direção, execução e controle do evento ficou a cargo da comissão organizadora formada exclusivamente por alunos PROEJA do Campus Centro com a minha coordenação. Envolvê-los nessas tarefas foi fundamental para o sucesso do evento. Acompanharam de perto as etapas da gestão de um evento e souberam lidar brilhantemente com todas as adversidades que aconteceram. Isso é Administração pura e aplicada. E não paramos por aqui. Faremos uma pesquisa pós-evento com todos os inscritos para sabermos suas percepções e pontos de melhorias para os próximos anos”, comentou.

 

Confira, abaixo, algumas imagens da I Jornada de Administração do PROEJA:

Categorizado em 2019, Eventos, Palestras, PROEJA

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress