Alunos do Campus Centro Fazem Apresentação Musical em Exposição de Artes

Publicado em

Professora Clara Albuquerque (à esquerda) e alunos do Campus Centro
Professora Clara Albuquerque (à esquerda) e alunos do Campus Centro

No sábado, dia 5 de outubro, alunos do e 3º ano do Ensino Médio do  Campus Centro, bolsistas de Iniciação Artística, orientados pelas professoras de Educação Musical Clara Albuquerque e Inês de Almeida Rocha, participaram de uma performance envolvendo improvisação, com escaletas, flautas-doce e violinos, no encerramento da exposição de artes plásticas de doze alunos do programa de pós-graduação da PPGARTES- Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da UERJ.

O convite foi feito por um dos doutorandos, o artista plástico Marcos Lopes de Abreu, orientado pela professora Regina de Paula, também curadora do evento, que inspirado pelo artista americano David Hammons, propôs trabalhar com a ideia de “sorte”, em blusas do uniforme do Colégio Pedro II com a técnica de serigrafia. A ideia trabalhada se relaciona com a oportunidade dos jovens que são selecionados por sorteio e prova terem um ensino de excelência em um colégio público federal.

A Exposição, de nome “A Seco”, ocorreu de 4 de setembro a 5 de outubro, no Espaço de Intervenção Cultural Tipografia, na rua Sacadura Cabral, 219, Gamboa. Durante a performance, a professora Clara Albuquerque, que regeu o grupo, assim como alguns alunos, vestiram as camisas pintadas pelo artista. Segundo Marcos Abreu, “há trabalhos de arte em que o artista sente que existe uma certa incompletude. Essa incompletude pode se resolver internamente no próprio trabalho, mas às vezes é necessário algum recurso externo. Isso pode ser pensado em relação às camisas. É fato que elas podem existir sozinhas, mas a performance criou mais sentido para a obra. Acho que a performance foi uma espécie de alma do trabalho, preenchendo as camisas, como um corpo mesmo”.

Após a performance, muito apreciada pelo público, o grupo cantou o arranjo da canção “Canário do Reino” à capella.

Alunos do Campus Centro e Prof.ª Clara Albuquerque no no Espaço de Intervenção Cultural Tipografia
Alunos do Campus Centro e Prof.ª Clara Albuquerque no no Espaço de Intervenção Cultural Tipografia
Performance instrumental dos estudantes do Campus Centro
Performance instrumental dos estudantes do Campus Centro

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress