LAEDH/CPII e Campus Centro Promoveram Debate sobre Segurança Pública

Publicado em

Debate “Uma Política de (In)Segurança? Sua Segurança é minha Insegurança” no Salão Nobre
Debate “Uma Política de (In)Segurança? Sua Segurança é minha Insegurança” no Salão Nobre

O Campus Centro e o Laboratório de Educação em Direitos Humanos do Colégio Pedro II (LAEDH/CPII) promoveram no dia 1 de outubro, a partir das 10h40min, o debate “Uma Política de (In)Segurança? Sua Segurança é minha Insegurança” no Salão Nobre do campus.

O evento, destinado ao corpo discente e servidores que quisessem participar, teve como foco as políticas públicas de segurança desenvolvidas especificamente na cidade do Rio de Janeiro a partir de uma observação holística e crítica desenvolvida pelos convidados baseado em suas pesquisas e vivências em favelas: Lorrany Olinto, aluna de Ensino Médio do campus, Prof. Luiz Lourenço (professor do Centro de Estudo e Ações Solidárias da Maré/CEASM e Geógrafo do Observatório de Conflitos Urbanos na Cidade do Rio de Janeiro) e o ex-aluno Salvino Oliveira Barbosa (morador da Cidade de Deus e graduando em Gestão Pública na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), coordenador de relações institucionais do Observatório da Segurança Pública, coordenador estadual do pré-vestibular +Nós, colunista do Periferia Connection e cofundador do projeto “Manivela”).

A estudante Lorrany Olinto, moradora da Maré, apresentou a perspectiva do morador perante as condutas das atividades repressivas policiais em combate ao varejo de drogas, intensificadas no Governo Wilson Witzel.

O Prof. Luiz Lourenço, trouxe além de sua perspectiva como morador da Maré, suas observações como pesquisador e membro do Centro de Estudo e Ações Solidárias da Maré/CEASM (onde atua no pré-vestibular comunitário).

Já o ex-aluno Salvino Oliveira Barbosa, morador da Cidade de Deus, trouxe dados referendados em pesquisas de organizações públicas e ofereceu uma observação que busca desmitificar a atuação meramente repressiva como a solução para os problemas de segurança pública.

Prof. Luiz Lourenço, discente Lorrany Olinto e Prof. Sergio Santos Correia Júnior (da esquerda para direita)
Prof. Luiz Lourenço, discente Lorrany Olinto e Prof. Sergio Santos Correia Júnior (da esquerda para direita)
Prof. Luiz Lourenço
Prof. Luiz Lourenço
Salvino Oliveira Barbosa
Salvino Oliveira Barbosa

Ao final, o público presente pode debater sobre o tema proposto e tirar suas dúvidas.

O evento contou com a apresentação da Prof.ª Silzane Carneiro, do Departamento de Sociologia, e do Prof. Sergio Santos Correia Júnior, do Departamento de Matemática.

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress