Campus Centro Recebeu Palestra do Poeta Eduardo Maciel

Publicado em

Palestra do poeta Eduardo Maciel no Salão Nobre durante o período da manhã
Palestra do poeta Eduardo Maciel no Salão Nobre durante o período da manhã

O Campus Centro recebeu em seu Salão Nobre, a partir das 11 h, sessões de palestra com o poeta Eduardo Maciel sobre o processo criativo de atualização dos sonetos, “poema de forma fixa, composto por 4 estrofes, sendo que as duas primeiras são constituídas por 4 versos, cada uma, os quartetos, e as duas últimas de 3 versos, cada uma, os tercetos”.

O evento foi destinado aos discentes da 2ª Série do Ensino Médio e alunos interessados no assunto no período da manhã e a partir das 13 horas para alunos da 1ª Série do Ensino Médio.

Eduardo Maciel é autor de uma série de 7 obras que serão lançadas escalonadamente e que tem como foco o soneto e seu diálogo com outras formas artísticas. São estas: “SonetATO” (obra lançada no ano de 2018), “SonetILUSTRA” (sonetos e desenhos/ilustrações e ativação em galeria de arte e grafite na galeria durante a exposição/lançamento), “SonetONS” (sonetos musicados com cifras para violão e QR code no livro para acesso às 50 músicas e show itinerante), “SonetEATRO” (sonetos conversando com a arte cênica), “SonetERROR” (sonetos focados no gênero do suspense ou terror) e “SonetESTILO” (sonetos articulados com a temática da moda). Seu livro mais recente é “SonetIMAGEM” (Autografia Editora), articulação entre sonetos e a imagem fotográfica, lançado na XIX Bienal Internacional do Livro, realizada no Riocentro.

O projeto visa apresentar a forma soneto como elemento de introdução à Literatura às crianças pelo seu tamanho e regras concebidas na produção da mesma.

O poeta manifestou sua gratidão pela oportunidade de falar sobre sua obra literária e experiência de vida. “Eu queria agradecer muito o Colégio Pedro II e o Campus Centro pela oportunidade e pelo prazer de vir aqui conversar com os alunos sobre sonetos, sobre a possibilidade de uso dos sonetos em conversar com outras linguagens da Arte e sobre Literatura em geral. Eu acho (a literatura) um grande instrumento para enfrentar as dificuldades do dia-a-dia. Parabenizo os alunos que aqui estiveram e espero voltar mais vezes”, afirmou.

Antes e após a primeira sessão da palestra, a organizadora do evento, Prof.ª Denir Camacho Ferreira, do Departamento de Língua Portuguesa e o autor gravaram uma entrevista em vídeo para a programação da TV Escola.

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress