Campus Centro Recebeu Palestra sobre o Legado Histórico do Diplomata Oliveira Lima

Publicado em

Abertura do evento com a palavra da Prof.ª Vera Maria Ferreira Rodrigues (NUDOM/CPII)
Abertura do evento com a palavra da Prof.ª Vera Maria Ferreira Rodrigues (NUDOM/CPII)

O Salão Nobre do Campus Centro recebeu no dia 9 de setembro, durante o período de 10 h às 12 h, a palestra “Um amigo dos livros: Oliveira Lima e sua biblioteca” ministrada pela Prof.ª Dra. Nathália Henrich, diretora da Biblioteca Oliveira Lima na Catholic University of America (CUA/USA); mediada por Prof. Dr. Fabiano Cataldo de Azevedo, professor do Departamento de Processos e Estudos Biblioteconômicos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e introduzida pela Prof.ª Vera Maria Ferreira Rodrigues (Núcleo de Documentação Histórica do Colégio Pedro II/NUDOM-CPII).

Prof. Dr. Fabiano Cataldo de Azevedo, ao centro, em sua exposição no Salão Nobre
Prof. Dr. Fabiano Cataldo de Azevedo, ao centro, em sua exposição no Salão Nobre

A exposição versou sobre a biografia e o legado de Manuel de Oliveira Lima (1867-1928) expresso em sua biblioteca privada construída ao longo de sua vida e espalhada pelos postos diplomáticos em que o diplomata serviu pelo mundo afora. Em 1916, doou sua biblioteca à Catholic University of America (CUA/USA), sendo o diplomata o primeiro bibliotecário e organizador do acervo desta, após se mudar em 1920 para os Estados Unidos. Na sua lápide, no cemitério de Mont Olivet, na cidade estadunidense de Washington, consta a frase: “Aqui jaz um amigo dos livros”.

A Biblioteca Oliveira Lima tem 60.000 itens impressos entre livros, periódicos, panfletos, mapas, etc. e 700 itens manuscritos. Um número apenas inferior no Brasil aos acervos da Biblioteca Nacional, localizada na cidade do Rio de Janeiro, e da Biblioteca da Universidade de São Paulo (USP).

A Prof. ª Nathália Henrich comentou sobre o legado deixado pelo trabalho e esforço de Oliveira Lima. “A Biblioteca Oliveira Lima é considerada um acervo privado sobre o Brasil dos mais importantes do mundo, mas ela não é só uma biblioteca brasiliana e sobre o Manuel de Oliveira Lima. Ela é mais do que isso. Ela é uma biblioteca luso-brasileira que cobre o período da Expansão Portuguesa, é uma fonte interessante para os pesquisadores que queiram entender o papel de Portugal no mundo, sobre a História Europeia e sobre a História Transatlântica. Para a História do Brasil, ela é sem dúvida um dos acervos mais importantes, principalmente no período do século XIX ao início do XX. O período da Independência do Brasil, por exemplo, é bem coberto com panfletos, periódicos e iconografias que serviram como base para as pesquisas de Oliveira Lima, sendo ele um dos maiores historiadores sobre o processo de independência do país”, afirmou.

Prof.ª Dra. Nathália Henrich
Prof.ª Dra. Nathália Henrich

Parte do acervo digitalizado da biblioteca pode ser acessado através do link a seguir: http://oliveiralimalibrary.catholic.edu

O evento teve a organização da Biblioteca e Arquivo Histórico do Itamaraty e UNIRIO. O apoio institucional do evento foi do Colégio Pedro II.

Categorizado em 2019, Eventos, Palestras

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress