Campus Centro Recebeu Palestra Sobre Astrofísica e Buracos Negros

Publicado em

Palestra “Buracos negros clássicos: das estrelas negras à observação direta” no Salão Nobre
Palestra “Buracos negros clássicos: das estrelas negras à observação direta” no Salão Nobre

O projeto “PaCiFICA – Palestras de Ciências Físicas e Conhecimentos Afins”, idealizado pelo Prof. Pedro Terra (Departamento de Física), apresentou a palestra “Buracos negros clássicos: das estrelas negras à observação direta”, pelo ministrada pelo Prof. Dr. Carlos Augusto Domingues Zarro, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IF/UFRJ), no período de 13 h às 14h15min de 28 de agosto no Salão Nobre do Campus Centro.

A apresentação versou sobre a definição de buracos negros, “representam uma fronteira no espaço-tempo, onde não temos acesso, a uma região interna a uma superfície denominada horizonte de eventos exceto pela massa, carga elétrica e momento angular do buraco negro”, cujo uma das teorias que explicaria tal fenômeno é a Teoria Geral da Relatividade, formulada pelo Albert Einstein no século XX.

Seguiu-se a história das soluções teóricas, partindo da conjectura da existência estrelas negras, “onde a velocidade de escape seria maior do que a da luz”, e as características de um buraco, a partir da definição de Teoria Geral da Relatividade.

Por último, discutiu-se como surgem no final da evolução estelar de algumas estremas, a primeira observação indireta, medindo a massa de um buraco negro galáctico no centro da Via Láctea e a observação direta de um horizonte de eventos, apresentada em abril deste ano.

O palestrante Carlos Augusto Domingues Zarro é autor da tese de doutorado “Sobre a estabilidade e o equilíbrio de objetos e campos astrofísicos” no Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (IST/UTL).

Prof. Dr. Carlos Augusto Domingues Zarro
Prof. Dr. Carlos Augusto Domingues Zarro

Categorizado em 2019, Disciplinas, Eventos, Física, Palestras

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress