Departamento de Artes Visuais Realizou com Alunos Exposição de Trabalhos Artísticos

Publicado em

Exposição de Artes Visuais dos alunos da 1ª Série do Ensino Médio na Sala 19
Exposição de Artes Visuais dos alunos da 1ª Série do Ensino Médio na Sala 19

O Departamento de Artes Visuais do Campus Centro realizou no dia 7 de agosto, no turno da tarde, exposição de trabalhos na disciplina dos discentes das turmas da 1ª Série do Ensino Médio, realizados durante o semestre, nas instalações do colégio. A sala 19 e o canteiro do Pátio Interno foram ocupados para a demonstração dos trabalhos artísticos, entre esculturas, livros artísticos e uma intervenção.

A “Ex: Posição”, nome dado a apresentação dos trabalhos, teve como referência a Arte Pop, corrente estética surgido no início da arte contemporânea, no meado do século XX, com estreita relação com a cultura popular e visual. A Prof.ª Rosiane Dourado, organizadora do evento, comentou sobre a intencionalidade desta exposição em referência a corrente citada. “A Arte Pop se caracterizou pela apropriação de imagens divulgadas nas mídias, incluindo as celebridades e os produtos de consumo. As esculturas que aqui estão são frutos de releituras, citações e réplicas de algumas dessas obras Pop. Em algumas delas, podemos perceber a intenção de crítica, o que caracterizou, principalmente, a produção artística brasileira com estética pop, nos anos de 1960 e 1970”, afirmou.

Mesa com esculturas da “Ex: Posição” na sala 19
Mesa com esculturas da “Ex: Posição” na sala 19

A professora comentou, também, o uso de livros artísticos muito presentes na exposição. “Os livros de artista são uma experimentação com esse gênero e linguagem artística contemporânea, que consiste em a partir de uma ideia ou questão (pergunta, problema) criar um livro artístico, que não precisa conter uma narração, mas pode também conter, no qual cada página pode estar conectada pela forma, pela cor, pela ideia. Esses livros produzidos pelos alunos partiram da seguinte questão: de que forma algo impacta em mim? Então, alguns tratam de como o colégio impacta em suas vidas, outros falam de como a cidade os impacta, como a sociedade os impacta, dentre outros”, ressaltou.

Confira, abaixo, momentos e obras artísticas da “Ex: Posição”:

Categorizado em 2019, Artes Visuais, Disciplinas, Eventos

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress