Campus Centro Receberá Palestra de Professora da Universidade de Chicago no Dia 28 de Junho

Publicado em

Arte: Camilo Moreira
Arte: Camilo Moreira

A professora titular do Departamento de Astronomia e Astrofísica e Decana da Divisão de Ciências Físicas da Universidade de Chicago, Angela Olinto foi a primeira mulher a ocupar esses postos acadêmicos na instituição. Ela dará uma palestra de divulgação científica para os alunos do Colégio Pedro II, Campus Centro, na próxima 6ª feira, dia 28 de junho, às 10h40min. A palestrante graduou-se pela Universidade Pontifícia do Rio de Janeiro (PUC-Rio), fez doutorado no Massachusetts Institute of Technology, e tem desenvolvido estudos teóricos e experimentais na área de física de partículas, sobre a estrutura das estrelas de nêutrons e da matéria escura, assim como sobre a origem das partículas cósmicas de alta energia.

Entre outros projetos científicos que coordena, recebeu financiamento da NASA para construção de balão de ultralonga duração com telescópio inovador para captar raios cósmicos e neutrinos vindos do espaço profundo (assista ao vídeo).

A Profª. Dr. ª Angela Olinto também tem se devotado à divulgação científica, incluindo consultoria voltada para o estímulo da participação das mulheres na ciência. A palestra é parte das atividades do projeto de pesquisa “Diferenças de gênero na opção por ciência e tecnologia: permanências e mudanças na escola básica”, que é desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do (IBICT/UFRJ) e pelo Laboratório de Educação em Direitos Humanos – LAEDH do Colégio Pedro II, com apoio da FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro).

Reprodução: fotografia de Delia O'hara
Profª. Dr. ª Angela Olinto  (Reprodução: fotografia de Delia O’hara)

Categorizado em 2019, Eventos, Palestras

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress