Apresentações Interdisciplinares do Livro “Heroínas Negras Brasileiras”

Publicado em

Arte a partir da capa do livro “Heroínas Negras Brasileiras” (crédito: Camilo Moreira)
Arte a partir da capa do livro “Heroínas Negras Brasileiras” (crédito: Camilo Moreira)

Neste sábado, dia 15 de junho, entre 7 h e 11h30min, acontecerá no Campus Centro, a culminância do trabalho interdisciplinar “Heroínas Negras Brasileiras” para as turmas do 9º Ano do Ensino Fundamental.

A atividade envolve as disciplinas de Língua Portuguesa, Francês, Inglês e Educação Musical e objetiva combater o silenciamento da cultura negra brasileira e mundial por meio de apresentações artísticas focadas nas mulheres negras presentes no livro “Heroínas Negras Brasileiras” (Jarid Arraes, Editora Pólen) e de outras referências femininas negras apresentadas pelos docentes envolvidos no projeto. As apresentações são parte da avaliação de 1ª certificação das disciplinas envolvidas.

A obra “Heroínas Negras Brasileiras” utiliza-se da linguagem poética do cordel para contar a história de mulheres negras brasileiras como Antonieta de Barros, Aqualtune, Carolina Maria de Jesus, Dandara dos Palmares, Esperança Garcia, Eva Maria do Bonsucesso, Laudelina de Campos, Luísa Mahin, Maria Felipa, Maria Firmina dos Reis, Mariana Crioula, Na Agontimé, Tereza de Benguela, Tia Ciata e Zacimba Gaba.

A atividade é direcionada a comunidade discente do 9º Ano do Ensino Fundamental.

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress