Palestra sobre Direitos Humanos no Campus Centro

Publicado em

Palestra “Direitos humanos em tempos de discurso de ódio” no Salão Nobre com a geógrafa Renata Neder
Palestra “Direitos humanos em tempos de discurso de ódio” no Salão Nobre com a geógrafa Renata Neder

O Campus Centro recebeu no dia 12 de junho do ano corrente em seu Salão Nobre a palestra “Direitos humanos em tempos de discurso de ódio” durante o período vespertino. A palestra foi ministrada pela geógrafa, pesquisadora do Instituto de Estudos da Religião (ISER) e ex-assessora da Anistia Internacional, Renata Neder.

A palestrante versou sobre a invisibilização social dos setores menos abastados da sociedade brasileira e a relação desta com a crise dos direitos básicos descritos na Declaração Universal dos Direitos Humanos. O papel do Estado, na promoção ou não destes direitos, com foco principalmente na garantia à moradia, à segurança pública e justiça e equidade de direitos, foi discutido com apresentação de dados específicos aos cenários anteriores e posteriores aos grandes eventos esportivos ocorridos no Brasil como Copa do Mundo (em 2014) e Olimpíadas (em 2016).

O estado de direito, como situação jurídica, também foi abordado, a partir das informações disponibilizadas na exposição de Renata Neder e os apontamentos dos discentes, e discutido quanto o nosso atual contexto frente às falas que criticam esta mesma situação.

O evento contou com a presença de alunos do Ensino Médio e do Prof. Pedro Terra, do Departamento de Física, anfitrião da atividade.

Categorizado em 2019, Eventos, Palestras

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress