Alunos do Campus Centro Constroem Fornos Solares

Publicado em

Forno solar desenvolvido por alunos do Campus Centro
Forno solar desenvolvido por alunos do Campus Centro

Os discentes da 1ª Série do Ensino Médio participaram do 2º Laboratório de Termologia organizado pelo professor Sérgio Ferreira de Lima do Departamento de Física, com apoio do laboratorista José Miranda da Rocha, no Pátio Interno do Campus Centro durante o turno matutino no dia 9 de maio do ano corrente.

Atividade com fornos solares no Pátio Interno do Campus Centro
Atividade com fornos solares no Pátio Interno do Campus Centro

A atividade se constituía em construir um forno solar, dentro de modelos sugeridos. Este objeto converte a luz solar em radiação infravermelha, que não passa pelo tampo do forno, criando o efeito estufa (podendo aquecer alimentos e líquidos a cerca de 150 graus Celsius).

O Prof. Sérgio Ferreira de Lima comentou sobre a atividade e como ela se insere no conteúdo pedagógico. “Basicamente na sala de aula nós discutimos as formas de propagação de calor e para aferir a compreensão que os alunos tiveram, eles tiveram que construir estes fornos solares. Tinham dois modelos propostos, eles poderiam construir outros, mas estes eram os mais simples. E hoje estamos fazendo o levantamento das temperaturas para depois discutirem a eficiência térmica. Quão eficiente foi o isolamento térmico e a absorção de calor na forma de energia solar”, afirmou.

 

Categorizado em 2019, Atividades, Física

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress