Nota Pública Nº 03 à Comunidade Escolar

Publicado em

O reitor do Colégio Pedro II considera que apenas instrumentos de medida pontuais não definem a vida acadêmica do estudante, pois são pontuais, mas de forma peremptória afirma que mesmo por esta métrica pontual, o mais que sesquicentenário Colégio Pedro II é a melhor Escola Pública do Estado do Rio de Janeiro, quiçá do País, tanto no Sistema de Avaliação da Educação Básica/SAEB, quanto no Exame Nacional do Ensino Médio/ENEM, ambos exames nacionais sob a responsabilidade do INEP/MEC e cujos últimos resultados apenso em anexo.

Nesta Escola Pública, portanto, de todos e para todos, seu corpo docente com 80% (oitenta por cento) de mestres, doutores e especialistas em Educação, recebe em seus bancos escolares 50% (cinquenta por cento) de cotistas – filhos e filhas do povo brasileiro em busca da ascensão social que só a Educação Pública de Qualidade pode lhes proporcionar.

Não é o Colégio Pedro II um polo de formação de militantes de esquerda e nem de direita. É uma Escola formadora de cidadãos e cidadãs brasileiros em condições de interferirem na vida do País e de seu povo.

Mas é uma Escola que preza pelos Princípios Constitucionais que se referem à liberdade de expressão, daí é possível a convivência pacífica de várias diferentes ideologias, etnias e gêneros.

Propagar inverdades em relação ao Colégio Pedro II é inócuo, frente aos resultados obtidos por seus professores e alunos, no Brasil e no exterior.

Não é verdade que antigamente o Colégio Pedro II era melhor; ele é um educandário competente há 181 anos, tão competente quanto às Escolas Militares – ilhas de excelência em ensino, e às vezes melhor pontuado no ENEM como o anexo mostra. Mas isto, repito, não define um educandário como o melhor ou pior que outro.

Que cessem as tentativas de nos imputarem inverdades tantas vezes judicializadas e sem nenhuma sanção ao Colégio e ao seu Reitor.

É hora de equilíbrio.

OSCAR HALAC

Resultado Prova Brasil.

Confira a Nota Pública nº 03 na íntegra.

Categorizado em Comunicados, Notas

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress