15 de Março, Dia da Escola

Publicado em

O dia de 15 de março é uma efeméride, no Brasil, que celebra uma das instituições de suma importância para a formação educacional e moral de um cidadão numa sociedade. Sim, a ESCOLA. Mais do que apenas o espaço físico, os conteúdos disciplinares, os docentes, os profissionais administrativos envolvidos, o planejamento pedagógico, mas também as relações de afeto, comprometimento e de trocas simbólicas na comunidade escolar. E o conjunto dos elementos, anteriormente citados, funcionando harmonicamente, nos dão um parâmetro de como avaliar o desempenho de uma determinada escola.

Contudo, uma escola não está separada de outras escolas e da sociedade que se insere. Está, também, intrinsecamente envolvida nos infortúnios, injustiças e idiossincrasias que envolvem uma nação. Mas ainda assim, a instituição ESCOLA deve disponibilizar aos cidadãos de ferramentas para a superação destas dificuldades na construção de um país respeitador dos valores democráticos e da vida.

Se a Educação de uma nação vai mal em todos os elementos acima levantados, possivelmente, este desempenho colaborará em muito para uma sociedade injusta e, concomitantemente, infeliz em seus destinos e escolhas.

A ESCOLA é o espaço do cidadão: onde se forma e começa a exercer seus direitos. Demanda a todos, da comunidade escolar específica de um colégio à sociedade em geral, zelar pelo espaço que é, e deve continuar a ser, da descoberta, da construção e da amizade também.

Comunicação Social do Colégio Pedro II (Campus Centro)

Categorizado em 2019, Comunicados

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress