Curso de Ensino de História da África Realizou Aula Inaugural do Ano Letivo de 2019

Publicado em

Palestra “Colonialismo e Lutas da África” no Salão Nobre do Campus Centro
Palestra “Colonialismo e Lutas da África” no Salão Nobre do Campus Centro

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Ensino e Pesquisa, o Departamento de História e a Coordenação da Pós-Graduação em Ensino de História da África realizaram no dia 11 de março do ano corrente no Salão Nobre do Campus Centro a aula inaugural da IV Turma da Pós-Graduação em Ensino de História da África durante o período noturno.

A aula teve como tema “Colonialismo e Lutas da África” e como palestrante convidado o Prof. Dr. Marcelo Bittencourt Ivair Pinto (Universidade Federal Fluminense/UFF).

Prof. Dr. Marcelo Bittencourt Ivair Pinto
Prof. Dr. Marcelo Bittencourt Ivair Pinto

O docente, acima citado, desenvolveu teses em doutorado e mestrado vinculadas à luta anticolonial em Angola, durante o período entre os anos de 1961-1974, e a criação do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA).

A palestra versou sobre os embates e movimentos anticoloniais no continente africano no século XX como também da construção de uma História desta região “descolonizada em sua narrativa”, isto é, em oposição a uma visão eurocêntrica hegemônica.

O curso de Pós-Graduação em Ensino de História da África é um curso lato sensu com o público alvo definido em professores de História e áreas afins e visa atender a demanda da Lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino da História e Cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do Ensino Fundamental até o Ensino Médio.

Categorizado em 2019, Debates, Eventos, Pós-Graduação

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress