“Série Música Nobre” Apresentou Sessões de Espetáculos no Campus Centro

Publicado em

Apresentação do espetáculo “A Modinha Que Não Sai de Moda” no Salão Nobre
Apresentação do espetáculo “A Modinha Que Não Sai de Moda” no Salão Nobre

O Departamento de Educação Musical do Campus Centro realizou no dia 5 de dezembro dois espetáculos musicais da “Série Música Nobre” no Salão Nobre do colégio. “A Modinha Que Não Sai de Moda”, apresentado no período de 10h30min às 12 h, e “Campus Centro Canta e Toca”, de 18 h às 19h30min.

“A Modinha Que Não Sai de Moda” é um espetáculo músico-teatral, com direção-geral de Maria Helena Rosa Fernandes e direção cênica de Sérgio di Paulla, que conta a história do gênero musical da Modinha, canção tradicional urbana portuguesa e brasileira, surgida no século XVIII. A modinha inicialmente tinha temática espirituosa e posteriormente adotou uma temática amorosa, popularizada no século XIX. O elenco é composto por solistas do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro: Magda Belloti (idealizadora do projeto e soprano), Helen Heinzle (soprano), Lara Cavalcanti (mezzo-soprano) e Rejane Ruas (mezzo-soprano e piano).

A idealizadora do projeto, Magda Belloti, comentou a importância de rememorar o legado da Modinha na cultura brasileira e para as novas gerações de cidadãos. “É nossa terceira experiência trazer este espetáculo para uma escola e sei que para essa plateia este gênero musical é uma coisa muito nova. (Com isso), atrelamos o gênero a História do Brasil e como a Modinha foi mudando, mas não perdeu sua essência. É importante os jovens de hoje conhecerem nossas raízes. E oferecer isto é muito recompensador”, afirmou.

No período noturno, o espetáculo “Campus Centro Canta e Toca” apresentou o talento musical dos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio do colégio na Biblioteca Escolar. Números musicais, arranjados pelos bolsistas do Projeto de Iniciação Científica (PIC) e demais discentes, foram apresentados aos convidados da comunidade escolar. O repertório passeou pela Música Popular Brasileira como também por gêneros musicais estrangeiros (como o Reggae e o Rock).

Dentro das apresentações, destacaram-se os números musicais de “Campus Centro Canta e Toca” realizados pelo “Coral dos Alunos do Colégio Pedro II – Campus Centro” e “Grupo Instrumental dos Alunos do Colégio Pedro II – Campus Centro”, supervisionados, respectivamente, pelas professoras pelas professoras Inês Rocha e Clara Fernandes.

A “Série Música Nobre” teve apoio da Diretoria de Culturas pela chamada nº. 30/2018: Programa de Apoio a Eventos Artísticos e Culturais e também da Direção do Campus Centro.

Confira momentos da “Série Música Nobre”:

 

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress