Biblioteca do Campus Centro Realiza Palestra Sobre o Livro “Vidas Secas”

Publicado em

Palestra sobre o livro “Vidas Secas” com o bibliotecário Leonardo Fagundes, à esquerda, e a palestrante Livia Viana
Palestra sobre o livro “Vidas Secas” com o bibliotecário Leonardo Fagundes, à esquerda, e a palestrante Livia Viana

A Biblioteca do Campus Centro realizou no dia 26 de outubro do ano corrente sessões de palestras sobre os 80 anos de lançamento do livro “Vidas Secas” do autor Graciliano Ramos. Alunos dos ensinos Fundamental e Médio foram convidados a participar do debate pelas equipes do Departamento de Língua Portuguesa e da Biblioteca Escolar.

As sessões ocorreram no setor nos horários de 9 h e 10h30min e contaram com a palestrante de Livia Viana (ex-aluna do Colégio Pedro II, gerente de marketing do Grupo Editorial Record e integrante do grupo de estudos da obra de Graciliano Ramos na Universidade de São Paulo/USP) que versou sobre curiosidades do processo criativo e o conteúdo do romance como também as interpolações deste último com as caravanas migratórias pelo mundo. Ao final das palestras, foram sorteados brindes da Editora Record.

“Vidas Secas” retrata com seu estilo econômico em adjetivos a vida miserável de retirantes da região Nordeste do Brasil e aridez da região. A obra pertence à segunda fase do movimento modernista, conhecida como regionalista, e é considerada uma das grandes obras artísticas do período.

A palestrante Livia Viana ressaltou a importância da leitura do livro de Graciliano Ramos e a discussão proposta pelo mesmo. “A importância de trazer ‘Vidas Secas’ para um debate em uma escola tem a ver com a atualidade do livro. A obra fala de uma família que não tinha condições de existir onde ela estava e correm atrás de sua sobrevivência. Quando você vai ver que o Brasil ainda tem seca, ainda tem retirantes e os subempregos são ocupados por nordestinos ainda no dia de hoje. Não é só um livro com uma potência literária de escrita muito séria, é uma das obras mais bem escritas da literatura brasileira, mas também deixa um recado sócio-político bastante importante”, afirmou.

Aproveitando o evento, a Biblioteca do Campus Centro lançou seu site para dinamizar ainda mais o contato com a comunidade escolar e o concurso de redação sobre a atualidade “Vidas Secas” aonde os 3 melhores alunos ganharão uma edição limitada da obra e o texto do primeiro colocado será publicado no blog da Editora Record.

Categorizado em 2018, Eventos, Palestras

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress