Campus Centro Realiza Mostra sobre Maio de 1968

Publicado em

Mostra “Mai 68 - Cinquante Ans Après” no Campus Centro
Mostra “Mai 68 - Cinquante Ans Après” no Campus Centro

O Departamento de Francês do Campus Centro disponibiliza desde 22 de agosto do ano corrente no hall do segundo andar das dependências a mostra “Mai 68 – Cinquante Ans Après”. Esta intervenção baseia-se na elaboração de slogans e cartazes por alunos da 3ª série do Ensino Médio relacionados nos eventos de maio de 1968 na França pela mudança dos valores de educação, sexualidade e prazer.

Neste fato histórico, que completou cinquenta anos, greves estudantis foram desencadeadas pelo movimento estudantil que culminaram com ocupações em fábricas após a repressão da polícia francesa no período do governo Charles de Gaulle.

 

Cartazes da mostra “Mai 68 - Cinquante Ans Après”
Cartazes da mostra “Mai 68 – Cinquante Ans Après”

Esta exposição visa refletir não apenas rememorar um momento histórico como refletir sobre o momento atual da sociedade brasileira a partir de anseios e reflexões dos próprios estudantes. A professora de Francês Daisy Elísio, organizadora do evento, declarou os objetivos desta atividade pedagógica. “Como proposta inicial de trabalho escolar, a ideia de criar slogans e cartazes “à la Mai 68” extrapolou esse papel e tornou-se mais um lugar de manifestação sobre questões que incomodam os jovens dentro e fora dos muros escolares, em um momento político-social adverso. Cada imagem, cada palavra, cada cor sobre o papel retrata os desejos que não querem mais ser abafados, gritos que não querem mais calar”, afirmou.

Cartazes da mostra “Mai 68 - Cinquante Ans Après” junto ao busto de Bernardo Pereira de Vasconcelos
Cartazes da mostra “Mai 68 – Cinquante Ans Après” junto ao busto de Bernardo Pereira de Vasconcelos

 

Categorizado em 2018, Eventos

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress