Campus Centro Recebe Palestra Sobre Curso de Direitos e Deveres Básicos do Cidadão Brasileiro

Publicado em

Palestra do curso “Falando Direito – Educação para a Cidadania” na sala 19 do Campus Centro
Palestra do curso “Falando Direito – Educação para a Cidadania” na sala 19 do Campus Centro

O Campus Centro recebeu no dia 8 de agosto do ano corrente, durante o intervalo dos turnos diurno e vespertino, a palestra do curso “Falando Direito – Educação para a cidadania”. A palestrante Drª. Valéria Kiffer (advogada em Direito Internacional, membro da Comissão OAB Vai à Escola RJ e Diretora Regional do Rio de Janeiro do Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade/IEDF), com a colaboração do membro do projeto Gilberto Maia, versaram sobre esta ação educacional que visa o esclarecimento dos direitos e deveres dos cidadãos brasileiros quanto à vida, à saúde, à moradia, à educação, à diferença, ao trabalho, aos direitos do consumidor, à proteção da família, à aposentadoria, à participação democrática e conhecimento das leis penais, trabalhistas, ambientais e obrigações políticas.

O curso ocorre entre os meses de setembro e dezembro deste ano e tem como público-alvo alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas como também movimentos sociais. Todo o conteúdo e certificação são gratuitos.

 

Drª. Valéria Kiffer durante a palestra do curso “Falando Direito – Educação para a Cidadania”
Drª. Valéria Kiffer durante a palestra do curso “Falando Direito – Educação para a Cidadania”

A doutora Valéria Kiffer relatou um pouco a experiência com alunos do Campus Centro que cursaram a turma do ano passado. “A nossa experiência com aluno do Colégio Pedro II começou em agosto de 2017. Nós tivemos uma turma bem diferenciada, vamos dizer assim, tinham alunos de idades e séries diferentes. E o aproveitamento deles foi significativo. Significativo em que sentido? Cooperação, colaboração, realização da pesquisa quando era lançado um tema e depois o que eles traziam e como aquilo reverberou em casa, na conversa com amigos, com os pais (…). As dúvidas que eles traziam não eram dúvidas de adolescentes, eram de adultos (…). Nós entendemos que a experiência, em especial, com o aluno do Pedro II foi de grande valia para o próprio aluno e para nós. Tem peso quatro multiplicado por dois na raiz de alguma coisa porque foi muito bom”, relatou.

O curso “Falando Direito” é uma realização IEDF e tem apoio da Associação dos Magistrados do Distrito Federal (AMAGIS/DF) como também da Escola de Magistratura (ESMA/DF).

Categorizado em 2018, Palestras

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress