Curso de Especialização em Ciências Sociais Realiza Aula Inaugural no Campus Centro

Publicado em

Prof. Dr. Marcelo da Silva Araújo na aula inaugural do Curso de Especialização Ciências Sociais e Ensino Básico
Prof. Dr. Marcelo da Silva Araújo na aula inaugural do Curso de Especialização Ciências Sociais e Ensino Básico

O Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II realizou no dia 02 de agosto do ano corrente a aula inaugural do Curso de Especialização Ciências Sociais e Ensino Básico no Auditório Novo do Campus Centro. O evento ocorreu no período noturno e contou com a presença do coordenador do curso Prof. Dr. Marcelo da Silva Araújo, a professora Marcy de Sá Corrêa (coordenadora do 3º turno do Campus Centro), a assistente administrativa Mariana Castello Branco Daniel Ribeiro (representando a secretaria da Pós-Graduação) e os professores do corpo docente Lier Pires Ferreira Junior, Rogério Cunha de Castro e Vinicius Mayo Pires.

Assistente administrativa Mariana Castello Branco Daniel Ribeiro, à esquerda, e a professora Marcy de Sá Corrêa na aula inaugural do Curso de Especialização Ciências Sociais e Ensino Básico
Assistente administrativa Mariana Castello Branco Daniel Ribeiro, à esquerda, e a professora Marcy de Sá Corrêa na aula inaugural do Curso de Especialização Ciências Sociais e Ensino Básico

O curso lato sensu tem a carga horária de 360 h e durará até julho de 2019 no Campus Centro do Colégio Pedro II. O mesmo ocorre no período noturno de 18 h às 22 h. O objetivo do curso é refletir de forma crítica os conteúdos do ensino de Ciências Sociais e Sociologia e gerar conhecimento acadêmico. Também é composto de uma única linha de pesquisa intitulada “Ensino de Sociologia e Ciências Sociais: teorias, conceitos e temas”.

O aluno obterá o diploma se obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete) em todas as matérias do curso, aprovação de trabalho final do curso avaliado por banca constituída para tal fim e frequência igual ou superior a 75%.

O coordenador da especialização professor Marcelo da Silva Araújo compartilhou os objetivos desta pós-graduação lato sensu. “Esta é nossa segunda turma, nossa primeira turma era muito pequena, mas esta é bastante promissora porque ela tem 28 alunos. Exatamente por isso, nós imaginamos que vai ser um trabalho muito bacana, muito variado, muito diverso no que se refere a pesquisa, no que se refere às inserções em sala de aula na escola básica até porque existem estudantes que são de outras áreas (diferentes da área de Sociologia) e nós estamos imaginando que isto vai enriquecer inclusive o fazer pedagógico dos professores envolvidos com a pós-graduação. (…)É esta pluralidade que procuramos no curso na medida em que ele é para trabalhar com o ‘chão da escola’ (o professor que atua na Educação Básica) e isto nos faz bastante felizes. O número de alunos que nos procuraram nos deixa isto bem claro. Este curso de pós-graduação nos parece bastante sedutor para os colegas da escola básica. Esta sedução nada mais nos faz que nos deixar muito alegres, porque nós estamos contribuindo para que nossos companheiros se formem e possam de alguma maneira retornar para nós o que significou esta formação no sentido qualitativo das suas práticas profissionais”, afirmou.

Categorizado em 2018, Cursos

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress