#BibliotecaIndica – Sugestões da Biblioteca Histórica (11)

Publicado em

A Biblioteca Histórica do Colégio Pedro II indica, para esta semana de julho, um passeio pelo bairro de São Cristóvão, através de uma ferramenta super interessante para buscas da Biblioteca Nacional, denominada Brasiliana Fotográfica. Através da iniciativa desenvolvida pela Fundação Biblioteca Nacional e pelo Instituto Moreira Salles, o portal reúne diversas imagens digitalizadas por estas instituições e conta, também, com outras instituições parceiras, como o Arquivo Nacional, Fundação Joaquim Nabuco, entre outros.

A editora assistente e pesquisadora Andrea C. T. Wanderley reuniu um número significativo de imagens do bairro de São Cristóvão, local onde funciona um dos Campi do Colégio Pedro II e que durante o período imperial, denominava-se Internato do Imperial Collegio de Pedro II.

 

Voltando no tempo, o Colégio Pedro II foi dividido em duas seções no ano de 1857: Internato e Externato.       O Internato estabeleceu-se na Chácara no Engenho Velho, na rua São Francisco Xavier, próximo ao largo da Segunda Feira, na Tijuca. Em 1888, transferiu-se para o Campo de São Cristóvão, onde hoje se encontram as modernas instalações da Reitoria e os Campi de São Cristóvão.

Para acessar as imagens do bairro, clique no link a seguir: http://brasilianafotografica.bn.br/?p=13670

Quer saber mais sobre o Internato do Colégio Pedro II? Indicamos a leitura da obra Balão Cativo, de Pedro Nava.

O autor foi ex-aluno do Colégio e nesse segundo volume das memórias de Pedro Nava, o autor narra o período em que retorna para Minas Gerais após a morte de seu pai e o internato no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro.
Pedro Nava aborda em Balão Cativo os anos decisivos do final da infância e a adolescência, divididos entre Juiz de Fora, Belo Horizonte e o Rio de Janeiro. Acesse o link para saber mais sobre “uma herança de lembranças”: http://memoria.bn.br/DocReader/123307/1483

Em 1959, o Internato passou por obras em suas instalações. Assista o vídeo no canal do YouTube https://www.youtube.com/watch?v=OBN2B5Vyc8c por meio da Reportagem da Agência Nacional sobre o início das obras no Internato do Colégio Pedro II, em São Cristóvão – RJ, com a presença do Ministro Clóvis Salgado. Cinejornal Informativo nº 21/59 (1959). Arquivo Nacional. Fundo Agência Nacional. Infelizmente, no ano de 1961, as instalações do Internato foram destruídas por um incêndio.

Outra obra interessante que aborda sobre o Internato do Colégio Pedro II é de autoria de Eduardo Cyntrão. Nesta importante e exclusiva narrativa, conduzida pelo olhar do autor e ex-aluno do Colégio na década de 1940, surgem questões pedagógicas, éticas, políticas e culturais do século XX que se sucedem por meio de suas memórias. Com a agilidade de seu estilo de cronista e enfoques inteligentes ao traçar paralelos entre o presente e o passado, oferece-nos uma brilhante aula de vida.

Quer saber mais sobre o ilustre ex-aluno, Eduardo Cyntrão? Visite o Blog do autor: http://eduardocyntrao.blogspot.com/2012/09/lancamento-do-livro-de-volta-ao.html

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress