#BibliotecaIndica – Sugestões da Biblioteca Histórica (10)

Publicado em

Nesta semana de julho, temos muitas datas comemorativas. No dia 20, comemorou-se o dia do amigo; No dia 22, temos o dia do cantor lírico e do trabalhador doméstico; No dia 25 temos o dia de São Cristóvão, protetor dos motoristas e, no mesmo dia, comemora-se o dia do escritor; Para fechar a semana temos o dia dos avós, comemorado no dia 26. Com uma semana recheada de comemorações, a Biblioteca Histórica indica leituras temáticas, destacando: a amizade, os escritores brasileiros e os nossos queridos avós.

Para o tema amizade, destacamos a obra “O pequeno príncipe”, do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry. A obra é um clássico moderno traduzido para mais de oitenta idiomas. Suas páginas abrigam valiosas lições sobre a solidão, a amizade, o tempo, a vida e a morte, compartilhadas conosco por meio do pequeno habitante do asteroide B 612. Apesar de escrito e narrado por um adulto, “O pequeno príncipe” se dirige, desde suas primeiras linhas, às crianças. É, na verdade, uma ode à infância, uma delicada viagem a esse planeta que aos poucos abandonamos.


Para homenagear os escritores, destacamos a obra de José de Alencar, intitulada “Senhora”. A obra teve sua primeira publicação em 1875. É uma obra literária do movimento romantista, tida, também, como uma crônica de costumes, retratando a corte da sociedade fluminense. Ele explora a temática do casamento como forma de ascensão social, dando início a uma discussão sobre certos valores e comportamentos da sociedade carioca da segunda metade do século XIX. A obra está disponível na íntegra no site domínio público, acesse neste link.

Não podemos esquecer que a Coleção especial do Professor Cândido Jucá Filho, que faz parte do acervo da Biblioteca Histórica, reúne o acervo particular do linguista, filólogo e antigo Diretor do Externato do Colégio Pedro II (1961). Professor catedrático de Língua Portuguesa da instituição, seu acervo contém valiosas primeiras edições de clássicos da Literatura Brasileira e grande número de obras de e sobre José de Alencar, alvo de estudos desse professor.

Para encerrar as indicações dessa semana, homenageamos nossos queridos avós! Na literatura, o que não falta é história com ou sobre vovôs e vovós. Destacamos, a seguir, a obra de Jean Reagan, com ilustrações de Lee Wildish. De acordo com o autor, cuidar dos avós pode ser divertido, como mostra a protagonista desse livro. A neta cheia de criatividade descreve as tantas brincadeiras possíveis de realizar com os avós, provando que não há nada melhor do que se divertir ao lado de quem a gente tanto ama!

Outras dicas de leitura com essa temática estão disponíveis no link a seguir: https://www.blogdaletrinhas.com.br/conteudos/visualizar/Dez-livros-para-ler-com-os-avos. Confira e embarque nesta aventura!

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress