#BibliotecaIndica – Sugestões da Biblioteca Histórica (5)

Publicado em

A  Biblioteca Histórica do Campus Centro preparou mais uma edição do Projeto #BibliotecaIndica. Na terceira semana de junho de 2020, preparamos as seguintes sugestões:

Revista Manchete, 1986 (edição1789 (1))

“Os 100 anos de Nascentes”

“A 17 de junho comemorou-se o centenário de nascimento de Antenor de Veras Nascentes. Carioca da gema, foi lexicógrafo, etimólogo, filólogo e dialectólogo. Produziu o Dicionário da Academia Brasileira de Letras e deu aulas admiráveis no Colégio Pedro II.” Acesse o link.

Outro link interessante, com uma crônica escrita por Pedro Bloch, com curiosidades sobre o Professor Antenor Nascentes.

Segundo a Revista da Academia Brasileira de Filologia (2014, p. 10) “[…] Antenor Nascentes foi um dos maiores nomes dos estudos linguísticos e filológicos do país […]”. Além de ex-aluno do Colégio Pedro II, foi também professor Emérito da referida instituição de ensino.  Em 1919, foi vencedor no concurso para ocupar a cadeira de Espanhol, tendo obtido o 1° lugar. Foi o primeiro professor catedrático de Espanhol do Colégio Pedro II e, nove anos depois, transferiu-se da cátedra de Espanhol para a de Português, através do Decreto de 23 de janeiro de 1928.

“Escolhidos os estudantes do ano de 1959” – Diário de Notícias, Segunda Seção, p.5, 10 de janeiro de 1960 (Edição 11397(4))

 

“O periódico Diário de Notícias consagrou os estudantes do ano de 1959, tornando realidade uma ideia do acadêmico Pedro Jorge. Como uma promoção cultural do Jornal universitário de 1959, tal iniciativa visava premiar os jovens que mais se destacaram nos estudos, nos esportes e nas artes durante o último ano letivo. Haveria uma solenidade grandiosa para a entrega de diplomas e troféus, que seria realizada no dia 6 de fevereiro de 1960, no auditório do Ministério da Educação. Os estudantes classificados, em número de 30, foram escolhidos por meio de uma Comissão especialmente constituída para esse fim, contando com a colaboração da UNE, UME, UBES, AMES, FAE e Grêmios do Colégio Pedro II. Destacou-se, no Colégio Pedro II, o aluno Elísio Medeiros Pires Filho”. Para saber mais, acesse o link:

Sobre Elísio Medeiros Pires Filho, ver a p. 10, primeira seção, de 19 de janeiro de 1960 (Edição 11404 (2)) – acesse aqui:

No site das Nações Unidas, encontramos um Projeto muito interessante, denominado, “Histórias por telefone”, na qual voluntários fazem leituras de poemas e de histórias para idosos que estão em isolamento social. “O projeto conecta as pessoas por meio da literatura durante a pandemia. O poder dos livros deve ser alavancado para combater o isolamento, reforçar os laços entre as pessoas e expandir horizontes, enquanto estimula mentes e criatividade.” Quer ser um voluntário ou receber ligações para escutar as histórias? Acesse a página da UNESCO e preencha o formulário.

Outra dica da UNESCO, super interessante para os adolescentes, ocorrerá no dia 18 de junho de 2020, em que “o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e a Itaipu Binacional realizarão às 15h, o primeiro webinário da série “Tá no Rumo: Traçando Caminhos” focado na vivência de adolescentes durante a pandemia. Temas como trabalho, relações sociais, autocuidado, saúde mental e outros aspectos ligados à construção dos planos de vida desses jovens irão compor a programação”.

Também no dia 18 de junho de 2020, das 14h às 16h, será realizado o 2º Encontro Nacional de Governo Aberto e Ciência Aberta, webinar gratuito, transmitido ao vivo pelo YouTube da Fiocruz. O evento poderá ser acompanhado no link. Com o tema “O papel da Ciência Aberta e Governo Aberto em face à pandemia do novo coronavírus (COVID-19)”, o encontro busca debater a importância da abertura dos dados governamentais e de pesquisa no enfrentamento da pandemia, observando as perspectivas, barreiras e usos para a saúde da população. Além da Fiocruz, a comissão organizadora é composta pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress