#BibliotecaIndica: Sugestões da Biblioteca Histórica (1)

Publicado em

Uma boa dica para esse período em casa é aproveitar os diversos recursos digitais disponíveis na internet. Assim, as bibliotecas do Colégio Pedro II vão indicar vários endereços para ler, assistir e aprender coisas novas. A Biblioteca Histórica indica, para o mês de maio de 2020, as seguintes opções:

Comemora-se a abolição da escravatura, no dia 13 de maio de 1888. Na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, há um periódico denominado “O Abolicionista: Órgão da Sociedade Brasileira contra a Escravidão”. Um ótimo artigo, escrito por Bruno Brasil, também está disponível para leitura através deste link.

Outro destaque interessante vai para a Exposição Virtual da Biblioteca Central do Estado da Bahia que completou 209 anos, conhecendo um pouco mais sobre esse local, que é referência de acervo histórico do Brasil. “A Biblioteca Central dos Barris, criada em 13 de maio de 1811, com o nome de Biblioteca Pública da Bahia, na antiga biblioteca dos jesuítas, localizada na Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus, é considerada a primeira Biblioteca Pública do Brasil e da América Latina. Siga o link para conhecer. 

Outra dica é aproveitar a 18ª Semana Nacional dos Museus:

Para comemorar o Dia Internacional dos Museus, que ocorreu no dia 18 de maio de 2020, o Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) preparou uma programação especial. Acesse o link para saber mais sobre esta dica cultural. 

Exposição virtual:

Destacamos a Exposição virtual do Museu Ibram Goiás intitulada “O pecúlio como forma de conquista: A história escravagista não contada”, disponível no YouTube e na página do museu. Qual é o valor da liberdade? Assista e reflita.
#bibliotecaindicaensinomedio #semananacionaldosmuseus #exposicaovirtual #bibliotecaescolar

Aproveitando a Semana Nacional dos Museus, deixamos aqui o link com iniciativas de Museus de São Paulo, que irão oferecer visitas virtuais durante o isolamento social. O Museu do Café é um deles.
Acesse o link.

Há, também, o Museu da Imagem e do Som de São Paulo, que disponibiliza exposições virtuais, acervos online, cursos, etc. Há várias exposições em cartaz, que podem ser conferidas no link.

O Museu da Diversidade Sexual irá inaugurar exposição digital durante a quarentena com 60 obras:
“A primeira exposição digital idealizada pelo Museu da Diversidade Sexual – MDS, instituição vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, ficará disponível para acesso público a partir do dia 25 de maio no site do Museu (mds.org.br) e na plataforma #CulturaEmCasa (www.culturaemcasa.com.br). A data também comemora o aniversário de oito anos do MDS, primeiro equipamento cultural da América Latina relacionado à temática LGTBI+”.

Diversas outras exposições virtuais estão disponíveis na Biblioteca Nacional Digital. Todas elas ocorreram na Biblioteca Nacional, através de montagens de exposições documentais, utilizando o seu próprio acervo. Quem não pôde comparecer à época, poderá acompanhar, de casa, as exposições pelo seguinte link.

Dia 19 de maio – Dia do Físico

Saiba por que o dia 19 de maio foi escolhido como o Dia do Físico. Confira.

Nossa homenagem vai para o antigo professor de Physica e Chimica do Internato do Gymnasio Nacional, Francisco Xavier Oliveira de Menezes. O mesmo foi professor de Pedro Nava, que em seu livro, Chão de Ferrro, o descreve com perfeição:

“[…] uma gritaria de zeros em comportamento e aplicação na cadeira de física e química com o velho Francisco Xavier Oliveira de Menezes. O homem andava sempre de gravata de fustão branca, fraque cinza-claro, botinas de pelica amarela, mas furibundo, tranbordando da atrabile – o humor negro que não ferve. Tinha o apelido de Pipoca que lhe vinha de ter a cara e as mãos recobertas de inumeráveis da dita. […]
(A citação acima pode ser localizada neste link).

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress