NOVA SESSÃO DA PEÇA “A TERRA DOS MENINOS PELADOS”

Quinta-feira, 26 de abril de 2018


OBMV – Inscrições Encerradas

Quarta-feira, 25 de abril de 2018

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 

Nível 1: Alunos dos 6°s e 7°s anos do Ensino Fundamental;

Nível 2: Alunos dos 8°s e 9°s anos do Ensino Fundamental;

Nível 3: Alunos do Ensino Médio.

 

1ªFase (Online): 20 questões múltipla escolha;

 

23 de maio, quarta-feira,

7º ano – 9:30h às 12h

8° ano, 9º ano e EM – 13h às 15:30h

 

Os alunos podem usar apenas rascunho, lápis e borracha.

Local: Laboratório de Informática

Chegar 15 min de antecedência

 

Alunos inscritos

 

NÍVEL 3 (EM)

GUSTAVO SANTOS GONÇALVES

MATHEUS DE MACEDO CAMPOS SOARES

THALES ARAUJO DE FRANÇA

 

NÍVEL 1 (7º)

CATERINA BENEDETTO SCAINI

JOÃO VICTOR DINIZ DE ANDRADE

LUKA SANTOS MONTEIRO

RYAN FERREIRA MELLO

SAMUEL FRAGA DOS SANTOS SOARES

VICTOR RAMOS COSTA

 

NÍVEL 2 (8° e 9°)

ADRIENY MONTEIRO DOS SANTOS TEIXEIRA

ANA JULIA VICTAL CARVALHO DOS REIS

ANA LARA DE OLIVEIRA MELO

BEATRIZ MENDONÇA CABRAL

DANIEL COUTO PEREIRA

KELLEN YUELIN ZHAO CHAN

LÍVIA MAIA RODRIGUES

LUIZ CARLOS MACHADO FERREIRA

LUIZ EDUARDO DA SILVA PINHEIRO

MARIA EDUARDA COURA BORGES BEHLING

MARIA EDUARDA PUREZA GUIMARÃES

MARIA FERNANDA DOS SANTOS FINOCHIO

MATEUS GOMES VIOLA

PIETRA MORREY-JONES SANTOS

EDUARDO SALLES AZEVEDO LEMES

RENATO DE CARVALHO MARTINS FILHO

PEDRO RICARDO DE OLIVEIRA ARRUDA

CARLOS EDUARDO DA SILVA ANTONIO

DAVI LONGO WENDHAUSEN

GUILHERME RIBEIRO COSTA MENEZES

GUSTAVO DE MEDEIROS COIMBRA

HENZO MONTEIRO DO AMARAL

PHELIPE LUCAS AGUIAR CORRÊA

RENATO CARVALHO ASSUNÇÃO DA SILVA

THALES NITAHARA TORIBIO

 


Campus Centro Realiza Inscrições para Oficina de Libras

Quarta-feira, 25 de abril de 2018

 Atividade de sensibilização para a Oficina de Libras do NAPNE do Campus Centro

O Campus Centro, em parceria com a Seção de Educação Especial-NAPNE Geral, iniciou no dia 24 de abril (data-marco na luta representativa da comunidade surda com a publicação da Lei nº 10.436/2002), no horário de 12 horas às 13 horas, a sensibilização e inscrição da comunidade escolar (servidores, trabalhadores terceirizados e alunos) para a Oficina de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

 Coral de Libras do Campus São Cristóvão II

O evento de sensibilização, ocorrido no pátio da instituição, contou com a presença dos intérpretes de Libras da instituição Thiago Carlos, Vanessa Bartolo, Emanoela Bezerra e Alexandre Matos mais a apresentação do Coral de Libras do Campus São Cristovão II.

A oficina iniciará na data de 07 de maio com duas turmas, às segundas-feiras, uma de 11 horas às 12 horas e outra de 13 horas às 14 horas. Esta será oferecida em seu Módulo 1 e, havendo demanda das turmas, em um consequente Módulo 2.

As inscrições podem ser realizadas no NAPNE do Campus Centro até 04 de maio e a duração do curso será de 6 encontros semanais.

 Thiago Bartolo, intérprete de Libras (à esquerda), Juliana Castro (Coordenadora do NAPNE/Campus Centro), Vanessa Bartolo (intérprete de Libras), Talita Monteiro (estagiária), Rosângela Venson (TAE), Emanoela Bezerra (intérprete de Libras) e Alexandre Matos (intérprete de Libras)


Alunos do Campus Centro Participam da OMU 2018

Quarta-feira, 25 de abril de 2018

Alunos do Campus Centro durante a aplicação de prova da Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU)

Os alunos de Ensino Fundamental e Médio do Campus Centro participaram da 1ª fase da XXXIV Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU) no dia 24 de abril do corrente ano. A prova ocorreu nas instalações do colégio no período de 08 horas às 12 horas.

A OMU visa desenvolver e aprimorar os conhecimentos dos alunos com o critério da criatividade como princípio para a resolução de problemas. A prova é organizada em dois níveis: Nível Alfa para alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e Nível Beta para alunos do Ensino Médio.

O envio das notas dessa fase inicial deve ocorrer, de acordo com a organização da Olimpíada, até a data de 07 de maio.


Apostila de Literatura – 3ª série 1ª Certificação

Quarta-feira, 18 de abril de 2018

Disponibilizamos para download, a apostila de Literatura – 3ª série – 1ª Certificação das professoras Elaine Correa e Isabel Vega.

Clique aqui para fazer o download


Oficina de Ritmos brasileiros no Campus Centro

Terça-feira, 17 de abril de 2018

 Alunos dinamarqueses na Oficina de Ritmos Brasileiros no Campus Centro

Os alunos dinamarqueses da escola Mariagerfjord Gymnasium que visitam o Campus Centro do Colégio Pedro II participaram de mais uma atividade de intercâmbio cultural. No dia de 17 de abril, às 12 horas, participaram de Oficina de Ritmos Brasileiros organizada pelas professoras de Educação Musical Inês Rocha e Clara Albuquerque na Sala de Música, com a presença do professor Flavio Balodi (assessor de Relações Internacionais do CP II), em que trabalharam elementos da linguagem musical percussiva característica dos mais diversos ritmos brasileiros.


CEDOM apresenta a história do Colégio Pedro II para alunos Dinamarqueses

Terça-feira, 17 de abril de 2018

Apresentação da História do Colégio Pedro II no Campus Centro

O Centro de Documentação e História (CEDOM) apresentou no dia de 17 de abril, às 09 horas, a história do Colégio Pedro II para os alunos dinamarqueses da escola Mariagerfjord Gymnasium, que visitam o Campus Centro até a data de 27 de abril, e alunos da 3ª série do Ensino Médio.

Alunos dinamarqueses na apresentação do CEDOM

A apresentação ministrada pela professora Vera Maria Ferreira Rodrigues, coordenadora do CEDOM, versou sobre a constituição através dos tempos, estruturas e valores da quase bicentenária instituição do Colégio Pedro II. A palestra ainda contou com a participação das professoras Beatriz Boclin Marques e Maria Cristina Matos Nogueira, coordenadora do PROEJA, que fez a tradução para língua inglesa para os alunos dinamarqueses e do professor de História Marcelos de Carvalho Caldeira que contou sua experiência como aluno e também como Diretor-Geral no Campus Niterói.

Professor Marcelos de Carvalho Caldeira (ao centro) e professoras Vera Maria Ferreira e Maria Cristina Matos

 


Dia temático da páscoa no Campus Centro

Segunda-feira, 16 de abril de 2018

 

Os alunos do Campus Centro realizaram no horário de recreio diurno, em 16 de abril, o dia temático referente a Páscoa com uma grande gincana em busca de ovos de papel no primeiro andar com premiações em chocolate. Tal evento contou com a participação dos alunos dinamarqueses recém-chegados para o intercâmbio de 16 de abril a 27 de abril no Campus a fim de experienciar um pouco da cultura brasileira.

A delegação dinamarquesa com 27 alunos está hospedada em casa de pais de alunos e de servidores, conforme chamada da Assessoria de Relações Internacionais do Colégio Pedro II, e todos os visitantes são da instituição Mariagerfjord Gymnasium.


Divulgação dos horários da MSF

Segunda-feira, 16 de abril de 2018

*Equipes do 6º ano, 7º ano e da 2ª série
Horário: 10:30h às 12:00h 
(chegar com meia hora de antecedência para orientações).

*Equipes do 8º ano

, 9º ano e 3ª série
Horário: 13h às 14:30h 
(chegar com 10 min de antecedência para orientações)

Trazer:

  • lápis ou lapiseira
  • borracha
  • caneta azul ou preta
  • apontador
  • régua e esquadro
  • tesoura
  • anotações e livros de matemática
  • atlas geográfico
  • dicionários (de português e/ou de língua estrangeira)
  • fita adesiva
  • calculadora não-programável

Prova 20 de abril de 2018 – sexta-feira


Apresentação da peça “A terra dos meninos pelados” no Campus Centro

Domingo, 15 de abril de 2018

O grupo teatral Tatipirun realizou no dia 13 de abril do corrente ano, às 16 horas,  a encenação do texto baseado no livro “A Terra dos Meninos Pelados”, de Graciliano Ramos no Campus Centro, em seu Salão Nobre. O projeto é coordenado pelo professor Thiago Cavalcanti do departamento de Língua Portuguesa e conta com alunos do sétimo ano de 2018 desta unidade do Colégio Pedro II.

 

A peça conta a história de Raimundo Pelado, menino considerado estranho/diferente por ser careca e ter um olho preto e outro azul. Por ser sozinho, cria um mundo imaginário, Tatipirun, onde as pessoas são sua imagem e semelhanças e as plantas e animais falam.

O professor Thiago Cavalcanti pontuou um pouco a sua escolha por esta adaptação e a aplicação da mesma como atividade didática:

– Este não é somente um projeto de teatro(…) É um projeto (pedagógico) para o sexto ano (os alunos estão atualmente no sétimo ano), pois a maioria vem de cursinho (preparatório para admissão ao Colégio Pedro II) e esta maioria vem muito adestrada na perspectiva que a escola deve ser um lugar de reprodução de conteúdo. A ideia do projeto é quebrar um pouco esta visão e fazer com que os alunos se relacionem com a leitura e com a literatura de uma maneira mais lúdica, de uma maneira mais afetiva do que burocrática.(…) Eu propus aos alunos que fosse este livro, a partir do que foi discutido ao longo do ano, e eles (os alunos) aceitaram. (…)E a ideia da escolha é pensar que mesmo Raimundo Pelado sendo igual a todos em seu mundo imaginário, mesmo assim, alguma diferença vai ter e é preciso respeitar estas diferenças. (…) Pensar, também, no contexto político que estamos vivendo hoje: de ódio, de intolerância e de se achar que se há uma verdade absoluta sobre as coisas, de violência, de ataque aos direitos humanos (…) É pensar na importância do Outro na construção do que a gente é e a união para possamos formar uma sociedade mais justa e igualitária.

O aluno Victor Lacerda Dantas da turma 702, aluno que interpretou o personagem principal, sintetizou um pouco a alegria e o cumprimento dos objetivos ao participar de tal montagem:

– Meu sentimento de participar desta peça é de felicidade, pois nunca pensei em me envolver em  algo tão grande assim, pois sempre tive vergonha(…) E a peça contribuiu em trabalhar em conjunto e decorar textos.

A peça ainda teve sessões marcadas no mesmo dia, sexta-feira, às 18:30, e no dia 14 de abril, sábado, às 16:00. Todas no Salão Nobre do Campus Centro e a entrada foi 1 Kg de alimento não-perecível, a ser encaminhado à instituição assistencial, ou um livro literário usado.


Slides da 1ª Reunião de pais 2018

Sábado, 14 de abril de 2018

Disponibilizamos, nos links abaixo, os SLIDES apresentados na nossa 1ª reunião de pais desse ano.

6º ano

1ª série

 


Sessão e debate de curtas da MFL

Quinta-feira, 12 de abril de 2018


Apresentação do projeto “PREP ESTUDAR FORA” no Campus Centro

Quinta-feira, 12 de abril de 2018

Juliana Kagami, da Fundação Educar, em palestra sobre o projeto “Prep Estudar Fora”

Fundação Educar apresentou para os alunos do Ensino Médio do Colégio Pedro II do Campus Centro na última sexta-feira, dia 13 de abril, no horário vespertino, o projeto “Prep Estudar Fora”. A palestrante Juliana Kagami discursou sobre o preparatório para os estudantes que desejam concorrer às vagas de Graduação em instituições educacionais em outros países. Os selecionados pela fundação recebem acompanhamento de monitores que tenham estudado no exterior, orientação sobre o application (processo de avaliação holístico do estudante, diferente do vestibular ou do ENEM) e auxílio financeiro caso necessário.

Para maiores informações sobre o projeto e inscrições a Fundação Educar disponibiliza o site a seguir: https://www.estudarfora.org.br/prep/


Novos Horários – Grupo Teatral Tatipirun Apresenta ‘A Terra dos Meninos Pelados’ no Campus Centro

Quinta-feira, 12 de abril de 2018

O Grupo Teatral Tatipirun, coordenado pelo Professor Tiago Cavalcante da Silva, do Departamento de Português, apresentará o espetáculo ‘A terra dos meninos pelados’ no ‘Campus’ Centro na próxima semana. Inspirada no livro homônimo de Graciliano Ramos, a montagem é resultado do projeto de pesquisa “A leitura do mundo, do corpo e do outro como processo ético e estético na escola”, desenvolvido pelo professor ao longo do ano letivo de 2017, com alunas e alunos do 6º ano.

Abaixo, seguem as datas das apresentações, que serão realizadas no Salão Nobre do ‘Campus’ Centro:

13.04 (sexta-feira),16h e 18h30

14.04 (sábado), 16h

A entrada é livre para estudantes, docentes, técnicos do Colégio Pedro II, responsáveis e familiares.

O ingresso é 1kg de alimento não perecível ou um livro literário usado. As doações serão encaminhadas a projetos sociais.


Aula inaugural do PROEJA no Campus Centro

Quarta-feira, 11 de abril de 2018

No dia 11 de abril, o Campus Centro realizou a aula inaugural, às 18 horas e 30 minutos, do PROEJA(Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional) com a presença da Diretora Administrativa Valeria Guterres, as coordenadoras Marcy de Sá Correa e Maria Cristina Matos e demais professores do curso. A aula realizada no Salão Nobre iniciou com a execução do Hino Nacional Brasileiro e versou sobre as informações básicas do curso quanto aos setores, professores, funcionários disponíveis, uniforme e informações sobre o RioCard.

PROEJA é um curso noturno, com entrada às 18 horas e 20 minutos, e atende à demanda de formação de jovens e adultos em Técnico em Administração. Direcionado a estudantes que trabalham durante o dia e anseiam a formação técnica integrada em Ensino Médio.


Início do ano letivo 2018 do Campus Centro

Quarta-feira, 11 de abril de 2018

O Campus Centro acolheu seus novos alunos de 6º ano do Ensino Fundamental na tarde de 11 de abril do ano de 2018. A atividade de acolhimento ocorreu no pátio com discurso da Diretora-Geral Andreia Bandeira Ribeiro e consequentemente a tradicional execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino do Colégio Pedro II.

Em seguida, a Reunião de Pais das turmas de sexto ano no Salão Nobre com uma breve apresentação do conjunto de ex-alunos que fizeram parte do projeto “Legado da Jornada Brasil – Espanha: alunos do Colégio Pedro II Campus Centro em intercâmbios culturais”, coordenado pela professora de Educação Musical Inês Rocha.

Ao final da parte de apresentação da história do Colégio Pedro II, membros da Seção e os Setores de Supervisão e Orientação Pedagógica (SESOP) iniciaram um passeio com os novos alunos pela unidade para ambientação e conhecimento das instalações.


Teaser Documentário da Jornada

Terça-feira, 10 de abril de 2018

Em novembro de 2016, nove estudantes do campus centro, dois professores e duas responsáveis se deslocaram para a Espanha, representando o Colégio Pedro II em uma Jornada Musical, Artística e Pedagógica. Viveram muitas emoções, estudaram, conheceram cidades, tiveram uma imersão e trocas intensas culturais. Registraram na retina de seus olhos, na memória, em textos escritos e em fotos, fotos, vídeos, vídeos … Desde então, não pararam de trabalhar para retornar à comunidade escolar o investimento e confiança que receberam e deixar um legado que estimulasse outros alunos e professores em projetos semelhantes. Surgiu, então, o projeto Legado da Jornada Brasil – Espanha: alunos do Colégio Pedro II campus centro em intercâmbios culturais. Hoje apresentamos um Teaser, uma pequena mostra de um Documentário que lançarão em breve com imagens das diferentes cidades que eles conheceram.

 


Posse dos Novos Coordenadores de Disciplinas do Campus Centro

Terça-feira, 10 de abril de 2018

O Campus Centro apresentou nos dias 09 e 10 de abril do ano corrente os novos coordenadores de disciplina das diversas matérias que compõe o currículo do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Pedro II. Eles foram apresentados e tomarem posse, através da Diretora-Geral Andreia Bandeira Ribeiro, durante as reuniões com técnicos-administrativos e docentes.


Campus Centro marca presença na aula inaugural.

Terça-feira, 10 de abril de 2018

Colégio Pedro II marcou presença na aula inaugural do ano letivo de 2018 com a presença de seus alunos e de todo corpo diretivo do Campus. Amplo material sobre os Projetos de Iniciação Científica Júnior (PIC Jr) foram apresentados em uma feira expositiva na quadra do Campus São Cristóvão, local onde tradicionalmente é realizado este evento.


IV Jornada de Iniciação Científica

Terça-feira, 10 de abril de 2018


Inscrições de Auxílios Estudantis

Terça-feira, 10 de abril de 2018

De 05 de Março a 27 de Abril

  • AUXÍLIO FINANCEIRO DE APOIO AO ESTUDANTE
  • AUXÍLIO ÓCULOS/ LENTES
  • AUXÍLIO TECNOLOGIAS ASSISTIVAS
  • LIVRO DE FRANCÊS
  • LIVRO DE SOCIOLOGIA

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda-feira: 14h às 18h

Terça, quarta e quinta-feira: 10h às 14h

Sexta-feira: 09 às 13h

Assistente Social Afonso – Sala do SESOP