Ex-Aluno do Campus Centro Divulga Conto sobre a Pandemia da COVID-19 para a Comunidade Escolar

Publicado em

Prof. Pedro Alves da Silva
Prof. Pedro Alves da Silva

O ex-aluno do campus Pedro Alves da Silva, professor em Matemática e Ciências Contábeis na cidade de Campo Grande (MS) atuando em curso próprio e no preparatório para provas de vestibular e ENEM da ONG Instituto Luther King, enviou ao Colégio Pedro II um conto com tema referente à pandemia da COVID-19. Assinando o pseudônimo Petrocine Barbosa, o conto “O Estudante e a Pandemia” nos traz elementos da visão compartilhada por alguns ex-discentes da instituição (a satisfação de participar de uma instituição reconhecida e sesquicentenária) de forma a deslindar a esperança e a conquista de mundo novo (a etapa seguinte, o mundo adulto) que o jovem irá adentrar fazendo um paralelo com a realidade social e o “espanto” construído num momento em que de fato estamos passando por um fato histórico importante (a pandemia do coronavírus). Confira, abaixo, uma breve entrevista que o Setor de Comunicação Social do campus fez com o autor:

Sobre o período como discente da instituição, quais são as suas melhores lembranças?

Pedro Alves da Silva: O convívio saudável com os colegas de turmas, aquele futebol com bola de papel e/ou de meia na quadra do colégio no intervalo do “recreio”, jogando uniformizado e depois voltando todo suado para a sala de aula. Além das aulas de excelência dos grandes mestres, seus conselhos pertinentes para enfrentar os problemas do cotidiano e nos preparar para uma nova etapa após terminarmos o ensino médio, visando uma faculdade e/ou um emprego.

Qual foi o período de passagem no Colégio Pedro II?

P.A.S.: Estudei de 1980 a 1982. Ensino médio.

Qual a motivação em divulgar este conto na instituição em que estudou?

P.A.S.: Sempre senti orgulho de ter estudado em um dos mais tradicionais colégios brasileiro. E este orgulho cresceu muito mais quando estudei um pouco da sua história numa disciplina de meu curso de mestrado em Educação Matemática que concluí em 2018. Inclusive na minha dissertação ele foi citado. Seria uma maneira de eu, hoje professor, homenagear uma das maiores referências da educação brasileira em que fiz parte.

Qual o melhor aprendizado obtido no Colégio Pedro II?

P.A.S.: Sem dúvida o acolhimento, embora tenha entrado por intermédio de concurso público conheci vários alunos das mais diversas camadas da sociedade, inclusive das mais humildes. Não lembro de qualquer tipo de ato discriminatório por parte dos alunos, professores ou funcionários durante todo o período escolar.

Ainda sobre as lembranças e fotos do período que passou pelo colégio, o autor compartilhou 2 desenhos com caricaturas de professores e colegas que marcaram sua trajetória no Ensino Médio. “Moro hoje fora do Rio de Janeiro, infelizmente não tenho nenhuma foto do período que estudei. Fiz dois desenhos para alguns grupos de ex-alunos do colégio que participo, tentando retratar alguns colegas e professores que ainda tenho em mente”, comentou.

Confira os desenhos de Pedro Alves da Silva abaixo:

Turma de Pedro Alves da Silva no Colégio Pedro II
Turma de Pedro Alves da Silva no Colégio Pedro II
Professores de Pedro Alves da Silva no Colégio Pedro II
Professores de Pedro Alves da Silva no Colégio Pedro II

Baixe aqui o conto “O Estudante e a Pandemia”, de Petrocine Barbosa (Pedro Alves da Silva) (PDF, 117KB)

Categorizado em 2020, Entrevistas, Ex-Alunos

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress